EDUCAÇÃO FÍSICA

Criança adora correr, pular, saltar… Ninguém tem dúvida disso. Mas, como educador, é importante reservar um tempo no dia a dia na sala de aula para que a criança pequena possa participar de jogos e brincadeiras que estimulem várias habilidades, como concentração e raciocínio lógico, mantendo-se no seu lugar, em um ambiente tranquilo.

O jogos e as brincadeiras são uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.

Brincando, a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Também estimula a psicomotricidade, favorecendo a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação.

Jogar é importante para deixar a criança relaxada, entendendo que há momento para tudo, inclusive para pensar com calma e aguardar a vez. Os jogos com regras exigem raciocínio e estratégia, além de impor limites que acabam favorecendo as relações com outras crianças e adultos.

Uma sondagem com a família foi realizada pela professora Cássia onde pode ser observado os jogos que os pais gostavam de brincar na infância. 
Alguns destes jogos foram escolhidos e vivenciados pelos alunos e, dentre os jogos escolhidos, destacamos abaixo os que os alunos mais se identificaram.

(Clique nas imagens para conhecer as brincadeira)





Nenhum comentário:

Postar um comentário